Unidade
Introdução
As unidades são elementos para Ataque, Defesa, Espionagem e Conquista de aldeias. Elas podem ser produzidas no Quartel, no Estábulo, na Estátua , na Oficina e na Academia
Unidades
Lanceiro
- Unidade defensiva
- Veja o artigo Lanceiro
É uma unidade que não precisa de pesquisa e é fácil de recrutar devido ao seu tempo de produção e o seu custo. É a infantaria mais básica de todo o jogo e bastante útil, principalmente no início.
Os lanceiros são utilizados na defesa da aldeia, mas em fases iniciais do jogo podem ser utilizados para atacar as aldeias abandonadas, pois é a infantaria mais rápida e com uma maior capacidade de saque da Tribos.
Têm uma baixa força de ataque, o que leva em fases mais avançadas do jogo a utilização destas unidades só para defesa da aldeia.
É especializado na defesa contra Cavalaria Leve e Cavalaria Pesada, devido à sua razoável defesa contra cavalaria.
Espadachim
- Unidade defensiva
- Veja o artigo Espadachim
Esta unidade pode ser recrutada assim que o Ferreiro tenha sido construido. Possui uma melhor força de ataque do que os Lanceiros, contudo é uma unidade lenta e com uma capacidade de carga muito baixa, sendo por isso medíocre para saquear aldeias ou para atacar outros jogadores.
Possuem uma razoável Defesa Geral e contra Arqueiros (50 e 40, respectivamente). Ideais para quem quer manter Lanceiros, Vikings, Catapultas e inclusive Espadachins afastados da aldeia.
O seu ponto fraco é a sua baixa defesa contra Cavalaria, o que faz do Espadachim uma "presa fácil", tanto para a Cavalaria Leve como para a Cavalaria Pesada.
Viking
- Unidade ofensiva
- veja o artigo Viking
O viking também é por vezes chamado de Bárbaro ou Machado, sendo o seu nome oficial Viking.
Para ser recrutado, necessita de ser pesquisado no Ferreiro a nível 2.
Embora seja a tropa de ataque mais utilizada (principalmente no início do jogo), quando comparada com a Cavalaria Leve, o Viking demonstra-se muito ineficaz. Para efeitos de exemplo, 10 (dez) Cavalarias Leves são mais fortes do que 30 (trinta) Vikings, além de que a Cavalaria Leve é mais rápida e tem uma capacidade de pilhagem superior à do Viking.
Arqueiro
- Unidade defensiva
- Veja o artigo Arqueiro
É a unidade mais cara e mais demorada a ser recrutada no Quartel. A sua velocidade e a sua capacidade de carga é igual ao do Bárbaro, sendo considerada uma unidade defensiva contra Lanceiros, Espadachins, Vikings, Catapultas e Aríetes devido à sua Defesa Geral.
A sua Defesa contra Cavalaria Leve e Pesada é igualmente boa mas não tão efectiva como os Lanceiros (que são ligeiramente melhores).
O ponto fraco dos Arqueiros é a sua Defesa contra outros Arqueiros e Arqueiros a Cavalo, por isso são uma boa opção para atacar Aldeias inimigas com elevado número de Arqueiros.
Batedor
- Unidade de espionagem
- Veja o artigo Batedor
Os batedores são também conhecidos por Espiões ou Exploradores.
Uma unidade terrivelmente útil. É usada para espiar os adversários a fim de saber os níveis dos edifícios, o exército presente na aldeia e fora dela e os recursos que podem ser saqueados.
Para explorar uma aldeia basta atacá-la com batedores. Os batedores morrem apenas quando lutam contra outros batedores.
É uma unidade fácil de recrutar devido ao custo e tempo de treino. Possuem uma velocidade muito boa, contudo não têm capacicade de carga, impossibilitando-os de saquear aldeias.
Cavalaria Leve
- Unidade ofensiva
- Veja o artigo Cavalaria leve
Ideal para quem gosta de pilhar aldeias constantemente e em pouco tempo. A Cavalaria Leve é uma unidade ofensiva com uma significatica Força de Ataque, muito rápida e também com uma grande capacidade de carga.É fenomenal para ataques surpresa. Para o recrutamento destas unidades é necessário muito ferro, sendo mais cara do que as de Infantaria.
Em termos defensivos, a Cavalaria Leve pode ser utilizada para defesa contra outras Cavalarias Leves. São fracas na defesa contra Vikings, Arqueiros, Arqueiros a Cavalo, Catapultas e Cavalaria Pesada.
É recomendável utilizá-las na ofensiva contra Espadachins, Vikings e Arqueiros a Cavalo.
Arqueiro a Cavalo
- Unidade ofensiva
- Veja o artigo Arqueiro a cavalo
Uma unidade com um bom ataque, velocidade, saque (um bocadinho menor do que a Cavalaria Leve) e ligeiramente mais cara do que a Cavalaria Leve.
O Arqueiro a Cavalo, graças aos seus atributos ofensivos, permite um bom ataque aos Arqueiros inimigos.
Sobre aspectos defensivos, tem uma razoável Defesa Geral (para este tipo de unidade), mas o ponto forte é a sua Defesa contra Arqueiros (50). Com o recrutamento desta unidade, previnem-se ataques e defesas por arqueiros com sucesso.
O seu aspecto negativo é a sua Defesa contra Cavalaria, sendo por isso vulnerável à Cavalaria Leve e Pesada.
Apesar de ter bons aspectos defensivos recomenda-se utilizar esta unidade na ofensiva.
Cavalaria Pesada
- Unidade ofensiva/defensiva
- Veja o artigo Cavalaria pesada
Como a ajuda o diz esta é a elite das tropas: bom ataque, defesa, velocidade e capacidade de saque.
A Cavalaria Pesada é uma unidade muito cara em comparação com as restantes, sendo por isso o aspecto negativo desta unidade, além de ocupar 6 (seis) de população.
Com bons atributos em todos os sentidos pode ser utilizada para defesa geral da aldeia.
Na ofensiva, é preciso alguma reflexão, pois esta unidade é muito cara e é preferível a utilização de Cavalaria Leve para esse efeito, visto ter um maior poder de saque, uma Força de Ataque igualmente boa e um menor custo de produção.
Contudo a Cavalaria Pesada é forte contra Espadachins, Vikings e Arqueiros a Cavalo na defesa da aldeia.
Aríete
- Unidade de cerco
- Veja o artigo Aríete
Esta unidade é particularmente útil porque permite a redução do nivel da Muralha da aldeia inimiga, tornando assim mais fácil a conquista da aldeia e evitando perder unidades desnecessariamente (pois a muralha mata uma boa parte do exército atacante)
O Ariete é muito lento e "difícil" de recrutar, além de não possuir capacidade de carga tal como o Batedor, a Catapulta e o Nobre.
Um ponto forte do aríete é uma razoável defesa contra Cavalaria Leve e Pesada (50). Contudo, esta unidade está totalmente virada para o ataque e não para a defesa, uma vez que ocupa 5 (cinco) de população, não compensando a produção desta máquina para defesa da aldeia.
O Ariete é vulnerável a ataques de Vikings, Arqueiros, Arqueiros a cavalo e catapultas.
Catapulta
- Unidade ofensiva/arremesso.
- Veja o artigo Catapulta
Utilizada para reduzir o nível de qualquer edifício, excepto o Esconderijo da aldeia inimiga (a Catapulta tambem pode ser utilizada para atacar a muralha, não sendo, contudo, aconselhado). Tal como o Aríete, a Catapulta é uma unidade lenta e demora muito tempo a recrutar, além de que ocupa 8 (oito) de população.
Com uma Força de Ataque de 100 (cem), pode ser utilizada contra Lanceiros, Vikings, Cavalaria Leve e Arietes...
Possui bons atributos defensivos, tal como uma boa Defesa Geral e também contra Arqueiros. Já a Defesa contra Cavalaria (que é de 50), é razoável. Devido a ocupar 8 (oito) de população na Fazenda, não compensa recrutá-las para a defesa da aldeia.
Quando equipada com a Fogueira de Aletheia, recebe um bónus defensivo estrondoso.
Paladino
- Unidade ofensiva/defensiva
- Veja o artigo Paladino
Uma excelente unidade para todos os tipos de situações. É a unidade mais forte que se pode recrutar no Tribos, contudo só se pode ter um Paladino e o seu treino é considerado demorado.
Muito útil ao enviar como Apoio Militar porque todas as unidades que acompanham o Paladino andam à mesma velocidade que ele, sendo por isso essencial para dar apoio rápido aos membros da tribo.
Possui uma boa capacidade de carga e é forte contra Lanceiros, Vikings, Cavalaria Leve, Arqueiros a Cavalo e Aríetes.
Veja as Armas do Paladino
Nobre
- Unidade para conquista de aldeias
- Veja o artigo Nobre
Apesar de ter atributos ofensivos/defensivos, não é utilizado na guerra mas sim utilizado para conquistar aldeias.
Veja na secção de Nobres.
Unidade Quando a atacar Quando a Defender Lanceiro 4 1 Espadachim 5 2 Bárbaro 1 4 Arqueiro 5 2 Batedores 1 2 Cavalaria leve 5 13 Arqueiros a cavalo 6 12 Cavalaria Pesada 23 15 Aríete 4 8 Catapulta 12 10 Paladino 40 20 Nobre 200 200
Quadro de Unidades
T - Tropas
1- Madeira necessária para recrutar a unidade
2- Argila necessária para recrutar a unidade
3- Ferro necessário para recrutar a unidade
4- População usada para recrutar unidade
5- Força de ataque da Unidade, ou seja, quando ela ataca, este valor é o válido
6- Defesa Geral, ou seja, valor de defesa que a unidade tem contra Infantaria e contra Máquinas de Guerra
7- Defesa Contra Cavalaria
8- Defesa Contra Arqueiros e Arqueiro a Cavalo
9- Velocidade das tropas por campo no mapa
R Capacidade máxima de saque
Infantaria | Lanceiro | Espadachim | Viking | Arqueiro | ||||
Cavalaria | Batedor | Cavalaria leve | Arqueiro a cavalo | Cavalaria pesada | ||||
Máquinas | Aríete | Catapulta | ||||||
Especiais | Paladino | Nobre | Milícia |